Aspirantes

  Dom Bosco disse: "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele"

22 de ago. de 2011

Valdocco

O oratório de Valdocco começa com as atividade: ensinar a ler, escrever, fazer contas. Depois as Escolas profissionais, as escolas regulares de ensino fundamental e curso regular de latim. Os jovens aumentam. Precisam de roupas, de alimento, de alojamento, de adequada ocupação do tempo com cânticos, banda musical, teatro.

Ao mesmo tempo cresceram os jovens internos. Em 1849, naqueles poucos cômodos da casa Pinardi partilhavam o repouso e o pão já trinta meninos abandonados: um pequeno colégio. E Dom Bosco tomou a peito dois problemas para resolver: o do local e o do futuro da sua instituição, ambos já entrevistos nos seus remotos sonhos.


A sociedade salesiana

Precisamos de mais pessoas para o trabalho e acompanhamento dos jovens. Ao segundo deles, deu como resposta a solicitude da qual nasceu aquela que hoje é a Congregação salesiana. Ele a chamou de Pia Sociedade de S. Francisco de Sales; seus primeiros ajudantes tinham tomado o nome de Salesianos em janeiro de 1854.

Estudou e fez que estudassem o regime dos institutos católicos que então gozavam de maior estima, aconselhou-se com D. Fransoni e com outros e, no ano de 1849, começou dando o hábito clerical a quatro de seus mais fiéis discípulos. Como tinha visto um dia num sonho, alguns cordeiros de seu rebanho transformavam-se em pastores.

Assim realmente começara a fazer em seu Oratório, escolhendo os maiores e melhores para conduzir e assistir os grupos dos menores. A criação da sua sociedade foi uma caminhada longa e não isenta de graves dificuldades, oposições e desconfianças. Mas uma vez tida uma ideia, Dom Bosco não a abandonava mais. Estudava como realizá-la e trabalhava para isso.

Os primeiros logo o abandonaram: havia trabalho demais, e o pão difícil de ganhar. Todavia já em 1851 formava outro, e, no ano seguinte, vestia a batina Miguel Rua, aquele que haveria de ser seu sucessor e cujo renome seria quase tão grande quanto o de seu pai espiritual. Pouco depois deu o hábito a Cagliero, que mais tarde viria a ser Cardeal da Santa Madre Igreja e sempre salesiano. Já em 1850 Dom Bosco era diretor dos oratóriso de Valdocco, de Porta Nuova e de Vanchiglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...