Aspirantes

  Dom Bosco disse: "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele"

25 de fev. de 2011

SÃO CALISTO CARAVARIO, SACERDOTE




Calisto Carvário
1903-1930




Calisto Caravário nasceu em Cuorgne, na província de Turim, Itália, no dia 18 de junho de 1903. Desde pequeno, pelo seu caráter manso e reflexivo, todos o consideravam um menino bom. Por natureza, era levado à oração.
Amava ternamente sua mãe, como testemunham as numerosas cartas que se escreviam. Aos 5 anos, transferiu-se com a família para Turim, perto do oratório de Porta Nuova. Na escola salesiana era um dos primeiros da classe. Todos os dias fazia questão de ajudar na Missa.



Aconselhado pelo diretor do oratório, padre Sante Carelli, entrou para o noviciado e se tornou salesiano. Em 1922, D. Luís Versiglia estava em Turim e falou aos clérigos sobre as missões. Calisto lhe dis­se: "Excelência, um dia eu estarei junto com o senhor na China".



O padre Carelli foi para a China. Calisto tanto insistiu que, depois de pouco tempo, conseguiu partir também. A mãe disse ao padre Carelli:
"De boa vontade deixo meu filho nas mãos de Dom Bosco". E Calisto escreveria: "Com todo o afeto de que sou capaz, eu te agradeço, Senhor, por me teres dado uma mãe tão boa". "Mamãe, uma notícia que te dará alegria: esta manhã dei minha primeira aula de catecismo em chinês."



Calisto foi mandado para Macau. Depois de dois anos seu novo destino foi a ilha do Timor, onde edificava a todos pela sua bondade e pelo seu zelo apostólico. Escreveu: "Minha boa mãe, reza para que o teu Calisto seja sacerdote por inteiro, não só pela metade".



No dia 18 de maio de 1929, voltando a Shiuchow, D. Versiglia o ordenou sacerdote e lhe confiou a missão de Linchow. Em pouco tempo visitou todas as famílias e conquistou a simpatia dos meninos das escolas.
De repente, a situação política da China entrou em ebulição. Quem mais sofria eram os cristãos e os missionários estrangeiros. As perse­guições não se fizeram esperar.



No dia 13 de fevereiro de 1929, padre Caravario estava em Shiuchow para acompanhar o bispo na visita pastoral à sua missão de Linchow. Durante a viagem, piratas eivados de ideologia bolchevista tentam capturar as catequistas que estavam na barca dos missionários.



Padre Calisto falou gentilmente com eles. Sem lhe dar ouvidos, es­pancaram os dois missionários e os obrigaram a descer da barca. Levaram-nos para uma mata. Ali, a poucos instantes da morte, padre Caravario se confessou com D. Versiglia. Em seguida, foi fuzilado.



Era dia 25 de fevereiro de 1930. Oito anos antes, padre Caravario dissera a D. Versiglia: "Um dia eu estarei junto com o senhor na Chi­na". Esteve. Na vida e na morte.

JOÃO PAULO II BEATIFICOU-O EM 15 DE MAIO DE 1983 E CANONIZOU-O EM 1º DE OUTUBRO DE 2000 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...