Aspirantes

  Dom Bosco disse: "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele"

7 de set. de 2010

O SISTEMA PREVENTIVO (Introdução)

“Dom Bosco realiza a sua santidade pessoal através do trabalho educativo” (João Paulo II, Carta Juvenum Patris, 5).

Brota dessa experiência a sua práxis pastoral e o seu estilo pedagógico. Vida espiritual, trabalho apostólico, método educativo são três aspectos de uma só realidade: o amor, a caridade pastoral que unifica e move toda a existência: ser na Igreja sinais e portadores do amor de Deus aos jovens.

“Este sistema apóia-se todo inteiro na razão, na religião e na amabilidade (amorevolezza)” (Dom Bosco)

Uma Metodologia Pedagógica (Pedagogia)

Uma Proposta de Evangelização Juvenil (Pastoral)

Uma Experiência Espiritual (Espiritualidade)

O Sistema Preventivo como pedagogia

O Sistema Preventivo é também uma metodologia pedagógica caracterizada:

· pela vontade de estar entre os jovens compartilhando sua vida, olhando com simpatia o seu mundo, atentos às suas verdadeiras exigências e valores;

· pela acolhida incondicionada que se faz força promocional e capacidade incansável de diálogo;

· pelo critério preventivo que crê na força do bem presente em todo jovem, também no mais carente, e procura desenvolvê-la mediante experiências positivas de bem;

· pela centralidade da razão, que se torna bom senso das exigências e das normas, flexibilidade e persuasão nas propostas. Da religião, entendida como desenvolvimento do sentido de Deus congênito a toda pessoa e esforço de evangelização cristã; da bondade, que se expressa como amor educativo que faz crescer e cria correspondência;

· por um ambiente positivo tecido de relações pessoais, vivificado pela presença amorosa e solidária, animadora e ativadora dos educadores e do protagonismo dos próprios jovens;

· com um estilo de animação, que crê nos recursos positivos do jovem.

O Sistema Preventivo como pastoral

Esta proposta original de evangelização juvenil parte do encontro com os jovens lá onde eles se encontrem, valorizando o patrimônio natural e sobrenatural que todo jovem traz em si, num ambiente educativo carregado de vida e rico de propostas; ele é atuado através de um caminho educativo que privilegia os últimos e os mais pobres; promove o desenvolvimento dos recursos positivos que têm, e propõe uma forma particular de vida cristã e de santidade juvenil.

Este projeto original de vida cristã é organizado ao redor de algumas experiências de fé, opções de valores e atitudes evangélicas, que constituem a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS).

O Sistema Preventivo como espiritualidade

O Sistema Preventivo encontra sua fonte e centro na experiência da caridade de Deus, que antecede toda criatura com a sua Providência, acompanha-a com sua presença e salva-a dando a vida.

Essa experiência dispõe o educador a acolher a Deus nos jovens, convencido de que neles Deus lhe oferece a graça do encontro com Ele, chamando-o a servi-lo neles, reconhecendo a sua dignidade, renovando a confiança em seus recursos de bem e educando-os à plenitude da vida.

A caridade pastoral cria uma relação educativa na medida do adolescente e do adolescente pobre, fruto da convicção de que qualquer vida, mesmo a mais pobre, complexa e precária, traz em si, pela presença misteriosa do Espírito, a força do resgate e a semente da felicidade.

FONTE: www.salesianos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...